A Confrut

A Confrut foi fundada pelo meu pai, Giacomo Corte, em 1997 na cidade de Conchal, a 180km da cidade de São Paulo. Por lá iniciamos com o plantio de limão, laranja e manga no Sítio já existente chamado Capelinha. Antes da Confrut, a Capelinha se dedicava a outras atividades, mas ​com ​a chegada da empresa, a produção e a exportação de limão e manga para a Europa se tornou seu grande foco. Com o passar dos anos, meu pai entendeu que era o momento de deixar a manga de lado e nos concentramos apenas na produção de limão.

Em 2002, abrimos uma filial em Cruz das Almas, a cerca de 170km de Salvador, Bahia, em busca de um limão com uma qualidade ainda mais elevada para o mercado externo. A cidade sede fica no Recôncavo Baiano e é famosa pelos charutos e pelo cultura de “citrus”, incluindo o limão, que costuma ser bem verde e com casca grossa. Não foi à toa que meu pai escolheu esse ​lugar​.

A princípio, adquirimos um barracão e o Sítio Água Branca, onde plantamos aproximadamente 15 mil pés ​de limão​. Felizmente a Confrut continuou crescendo e, alguns anos depois, compramos o Sítio Santa Maria, que fica na mesma região. Lá plantamos mais 15 mil pés, e hoje é o que representa 100% da nossa exportação, junto com o Água Branca. Isso nos permite um acompanhamento de manejo com técnicas minuciosas e precisas, em todas as etapas da cadeia produtiva.

Em 2017, meu pai faleceu e eu e minha irmã Ana Paola, herdamos a Confrut e decidimos continuar com a empresa. Eu assumi o comando das operações. Desde então, tem sido um aprendizado diário de técnicas de plantio, manejos e implementos.

T​emos o intuito de mostrar que é possível ter uma fruta e um alimento de qualidade em uma área de grande produção, aliando o uso de técnicas e máquinas, com uma preocupação com o meio ambiente e com o que será deixado para gerações futuras.

Por Bianca Corte

Atual Sócia e Diretora de Operações

Fazenda Água Branca

Em 2002, com o objetivo de aumentar a produção e buscar um limão de qualidade superior ao de São Paulo, a Confrut comprou o sítio Água Branca, localizado no município de Sapeaçu, vizinho de Cruz das Almas, onde iniciou o plantio de limão.

Suas características

O sítio possui cerca de 65 hectares (ha) de área, com 20 ha de reserva legal com plantas nativas (ingá, eucalipto, dendê, umbaúba, jamelão, cajá, jerema, manga, aroeira, bambu) e cerca de 35 ha de plantação de limão. Além disso, uma casa, um galpão para tratores e implementos e uma casa de ferramentas.

Certificações:

GLOBALGAP é um programa global de certificação que reúne agricultores e varejistas para produzir e comercializar alimentos seguros e sustentáveis. A certificação oferece um referencial confiável e conceituado para esses alimentos. Durante o processo de certificação, passamos por auditorias que verificam e atestam:

  • controles de uso de agrotóxicos
  • documentações fitossanitárias
  • laudos com análises da água dos poços em todos nossos estabelecimentos
  • condições de trabalho dos funcionários do nosso grupo
  • adequações que visam mitigar e/ou eliminar risco de acidentes que comprometam a qualidade dos frutos e de quem os consomem
  • certificados de cursos de primeiros socorros das pessoas envolvidas na produção.